Home / Links Úteis

Links Úteis

Freguesia de Gebelim

A freguesia de Gebelim fica situada num vale, entre dois ribeiros, na Serra de Bornes. Tem como vizinhas as aldeias de Soeima, Bornes, Chacim, Peredo e Agrobom, distando cerca de 22 quilômetros da sede de concelho (Alfândega da Fé). A origem do nome “Gebelim” terá provindo do nome árabe “Jabalain”, (significa dois montes) e de “Jabalom” (o monte). O topónimo anda, pois, associado à sua situação geográfico-morfológica. O seu povoamento é de data muito antiga, remontando ao homem pré-histórico, de acordo com vestígios encontrados, que terá habitado na “Fraga dos Mouros”. Outrora, até 1853, Gebelim pertencera ao concelho de Chacim, e, quando este se extinguiu, passou a pertencer ao concelho de Macedo de Cavaleiros. Só em 1855 é que viria a pertencer ao concelho a que hoje pertence, ou seja, Alfândega da Fé.

Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo

Conselho da O Conselho é o órgão de convergência de todas as associações ligadas à comunidade e de todos os luso-brasileiros. Sua missão central é: “Preconizar a difusão dos valores históricos e culturais que unem Brasil e Portugal, representando, unindo e engrandecendo nossa comunidade luso-brasileira e seu valioso movimento associativo.”
As ações do Conselho são definidas em planos de ação aprovados pela diretoria e implementadas por uma estrutura organizacional que reúne profissionais, voluntários e grupos de trabalho.
Fundado em 17 de fevereiro de 1981.

Embaixada de Portugal no Brasil

Apresentando um total de 213.203 indivíduos, incluindo os bi-nacionais, no censo demográfico brasileiro de 2000 (amostra), e calculada entre 500.000 e 700.000 pelos Serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, em coerência, aliás, com o total das inscrições consulares registradas, o que importa reter, para além da sua expressão numérica, é que esta é uma das comunidades portuguesas mais relevantes.
Distribuída por todo o Brasil e perfeitamente integrada na sociedade de acolhimento é, porém, evidente a sua maior concentração nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (cerca de 90%), e uma predominância absoluta da concentração urbana (quase 99%) sobre a rural (pouco mais de 1%).
Representada por um movimento associativo de grande importância e dimensão, constitui um dos mais relevantes agentes da preservação e difusão da cultura portuguesa fora de Portugal.

Consulado Geral De Portugal em São Paulo

A página do Consulado Geral de Portugal visa em primeira linha facilitar a vida de quem recorre aos seus serviços, procurando alargar o seu uso e aumentar as suas funcionalidades práticas. Disponibilizamos por isso o maior número de informações úteis, nomeadamente para quem busca a emissão de Passaporte e Cartão do Cidadão, a aquisição da nacionalidade portuguesa, a concessão de vistos ou a legalização de documentos. Queremos também que o nosso site seja um espaço de encontro e uma mais valia para a grande e importante comunidade portuguesa e luso-brasileira. Nesse sentido, muito se agradece o envio de questões, dúvidas e sugestões que possam fortalecer a sua utilidade e interação com o público.

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo

A Biblioteca Virtual tem como principal objetivo facilitar o acesso às informações sobre a administração pública do estado de São Paulo, os serviços públicos e conteúdos de interesse da população, por meio das tecnologias de informação e comunicação, em especial da internet.

A equipe da Biblioteca Virtual é responsável pelo gerenciamento de mensagens enviadas pelo Portal do Governo do Estado de São Paulo e por alguns outros sites “sp.gov”. Todas as mensagens são lidas, analisadas e encaminhadas para as equipes das secretarias, órgãos e departamentos que são responsáveis pelo atendimento e resposta ao cidadão.

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são; Promover a compreensão internacional e intercultural, expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet, fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral. Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.